terça-feira, 3 de agosto de 2021

ENERGIA SOLAR, A ENERGIA QUE VEIO PARA FICAR


             A Energia Solar é uma excelente alternativa ao modelo energético atual, beneficiando consumidores e o próprio sistema elétrico, geralmente sobrecarregado. A energia solar residencial no Brasil começou efetivamente a se desenvolver após a regulamentação normativa 482 de 2012 da ANEEL que possibilita fazer a "troca de energia" com a rede elétrica. Este sistema é conhecido como sistema de compensação de créditos de energia.

             O maior benefício da energia solar para residências é o fato de você reduzir o valor da conta de energia, podendo pagar apenas o mínimo exigido. Esse benefício e essa redução é proporcional a capacidade instalada de geração e isto será determinado pela quantidade de placas solares que você instalar. A redução na conta poderá ser de até 90%.

             A energia solar valoriza a sua casa. Quem não gostaria de morar em uma casa com energia solar onde você praticamente não paga conta de luz?!

             Energia solar residencial acaba com o aumento da conta de luz. Fato, uma vez que você instalar energia solar na sua casa (gerador de energia solar residencial) nunca mais terá de se preocupar com o aumento da tarifa de energia.

             Energia Solar Residencial é SUSTENTABILIDADE. Seus vizinhos saberão do seu compromisso com o meio ambiente e para com a sua comunidade local.

             O painel solar no telhado da casa gera energia elétrica (em corrente continua) quando a Luz do Sol bate nele.

             A energia gerada pelo painel solar passa por um inversor solar que alterna a corrente continua para alternada e, equaliza com a frequência da sua residência. (60Hz). Desta forma a energia solar esta agora igual a da rede elétrica.

             A energia sai do inversor e é conectada na rede de energia da sua casa, normalmente o sistema é conectado no quadro de luz.

             Essa energia vai sendo utilizada pelas luzes da casa, eletrodomésticos e tudo o que consome energia que esteja conectado na tomada. Se não tiver sol suficiente o resto da energia é fornecido pela distribuidora de energia. (Você nem percebe a diferença!).

             Se a sua casa gerar mais energia solar do que esta consumindo naquele momento a energia extra vai para a rede da distribuidora e gera um “crédito de energia” para você. (esse crédito tem 36 meses de validade e será usado automaticamente se você gerar menos energia do que esta consumindo. Ex: um dia de muita chuva).

             De acordo com o Portal Solar, para um sistema fotovoltaico padrão (conectado na rede elétrica da sua residência) você vai precisar de um Kit de Energia Solar residencial: painéis fotovoltaicos (placas solares), inversor solar, estrutura de fixação, cabos e conectores específicos para energia fotovoltaica (eles devem aguentar o sol e chuva por 25 anos) e alguns outros materiais elétricos que você pode encontrar em qualquer loja especializada. Mas na prática, você terá que comprar o sistema fotovoltaico completo. Desista de tentar fazer você mesmo o projeto de energia fotovoltaica residencial pois provavelmente sairá mais caro. Além disso somente engenheiros e eletrotécnicos podem registrar legalmente o seu sistema de energia fotovoltaica residencial junto a distribuidora para que você receba os seus créditos de energia.

             Os painéis requerem uma limpeza básica com água a cada 6 meses (isso quando não chover ou for um lugar com muita poluição). Para o inversor solar será necessário substituir algumas peças depois de 5 ou 10 anos. No geral o sistema de energia solar para residências é feito para durar 25 anos com manutenção mínima.

             Durante noite ou dias de chuvas não funcionará a não ser que você tenha baterias para guardar energia durante o dia. Por isso que os sistemas fotovoltaicos são em 95% dos casos conectados na rede de sua casa. Durante o dia você gera energia elétrica solar além do que você precisa e joga o excedente na rede da distribuidora (Esse excedente vira créditos de energia). Durante a noite você usa a energia da rede da distribuidora e abate o seu consumo dos créditos de energia que você gerou durante o dia.

             A energia solar residencial já é uma realidade para usuários que desejam produzir energia limpa e renovável por meio de painéis solares, sendo capaz de suprir todo o consumo de eletricidade do imóvel e podendo gerar uma economia de até 95% na conta de luz.

             A energia solar residencial consiste na instalação de placas solares e de sistemas de captação de energia fotovoltaica, a fim de garantir uma relativa autonomia energética para propriedades residenciais, assim como obter economia na conta de luz.

             A principal diferença entre esse tipo de aplicação e as que são implementadas no comércio ou na indústria, está na potência da geração de energia. Esses estabelecimentos frequentemente precisam de mais potência energética do que as casas e, por isso, possuem um sistema capaz de captar e armazenar mais energia solar. Usinas fotovoltaicas, por exemplo, utilizam o sistema on-grid para produzir e distribuir a energia solar.

             A energia solar residencial consiste na instalação de placas solares e de sistemas de captação de energia fotovoltaica, a fim de garantir uma relativa autonomia energética para propriedades residenciais, assim como obter economia na conta de luz.

             A principal diferença entre esse tipo de aplicação e as que são implementadas no comércio ou na indústria, está na potência da geração de energia. Esses estabelecimentos frequentemente precisam de mais potência energética do que as casas e, por isso, possuem um sistema capaz de captar e armazenar mais energia solar. Usinas fotovoltaicas, por exemplo, utilizam o sistema on-grid para produzir e distribuir a energia solar.

  

            Tipos de energia solar residencial

             A instalação de sistemas de energia fotovoltaica em residências pode representar uma considerável economia nas tarifas de energia elétrica. Apesar de ser uma tecnologia relativamente nova, esse benefício faz com que o número de proprietários que optam por implementar a energia solar em casa cresça a cada ano.

             A adesão a esse tipo de geração de energia é relativamente fácil e descomplicada, mas entender melhor quais são as opções disponíveis pode ajudar muito na escolha pelo melhor sistema para cada propriedade.

 

            Existem três principais sistemas residenciais de geração de energia fotovoltaica: o on-grid, o off-grid e os sistemas híbridos.

             Os chamados de on-grid são os mais populares e têm conexão direta com a rede elétrica. Dessa maneira, qualquer excedente de energia é enviado à distribuidora e o proprietário do imóvel ganha um desconto em sua conta. Além disso, se a geração de energia não for suficiente para suprir às necessidades da residência, a rede elétrica fornece o restante.

             O off-grid é um sistema autônomo, sem ligação com a rede elétrica. Muito usado em locais mais remotos, sem a cobertura do sistema de energia elétrica. A energia excedente gerada pelas placas fotovoltaicas pode ser armazenada em baterias, a fim de garantir a alimentação mesmo em dias chuvosos, nublados ou durante a noite.

             Já os sistemas híbridos se caracterizam por estarem ligados à rede de energia, mas também serem capazes de armazenar a produção excedente em baterias, agregando, assim, características dos sistemas on-grid e off-grid.

             Sistemas híbridos oferecem, ainda, mais independência para o usuário, sendo capazes de fornecer energia mesmo durante a noite. Além disso, esses sistemas são capazes de reduzir a conta de luz ainda mais, uma vez que a rede elétrica é usada menos vezes.

             A energia solar residencial funciona utilizando painéis solares instalados no telhado da casa e gerando energia elétrica quando há presença de luz do sol. Essa energia é levada ao inversor solar que altera a corrente elétrica, de contínua para alternada, para haver compatibilidade com a corrente da residência, ficando pronta para utilização nos eletrodomésticos e em qualquer outro equipamento.

             Algumas das vantagens da energia solar para residências são:

·         Redução na conta de luz em até 95%;

·         A Energia Solar valoriza a sua casa;

·         Energia solar residencial acaba com o aumento da conta de luz;

·         Energia Solar Residencial é sustentabilidade;

·         Energia solar não faz barulho;

·         Instalação rápida.

·         Veja mais: benefícios da energia solar

             O tipo de telha ou cobertura influencia no preço da energia solar residencial por conta da dificuldade da instalação e do tipo de estrutura de fixação que será usado para prender as placas solares (painéis solares) em seu telhado.

             A qualidade de painel solar e inversor afetam o custo da energia solar residencial. Placas e inversores melhores, geralmente possuem um maior custo de aquisição.

            Se você se interessou pela energia solar residencial, é possível que queira saber também quais são os passos a serem seguidos para a instalação dessa tecnologia em sua propriedade. Entenda melhor a seguir.

             Entender melhor a sua conta de luz

            Esse passo o ajudará a entender quais são as necessidades energéticas da sua residência, além de ajudar com o orçamento em diferentes empresas. Veja qual é o consumo médio em kWh para calcular a potência do sistema de energia solar que precisará ser instalado.

             Procurar uma empresa confiável

            O sucesso da implementação da energia solar em sua residência depende diretamente da qualidade do serviço prestado pela empresa responsável por realizar a instalação. Dessa maneira, procure sempre por um serviço bem recomendado e evite empresas que oferecem um preço ou tempo de garantia muito abaixo do mercado.

             Homologar a instalação da energia solar junto à distribuidora

            Informe-se sobre as políticas relacionadas à instalação de placas fotovoltaicas em sua região. Se estiver optando pelo sistema on-grid, você precisará da autorização da sua distribuidora para que ocorram as devidas adaptações em seu relógio.

             Quais equipamentos preciso adquirir para gerar energia solar residencial

·         painéis fotovoltaicos (placas solares);

·         inversor solar;

·         estrutura de fixação;

·         cabos e conectores específicos para energia fotovoltaica (eles devem aguentar o sol e chuva por 25 anos);

·         alguns outros materiais elétricos que você pode encontrar em qualquer loja especializada.

·         Mas, na prática, você terá que comprar o sistema fotovoltaico completo. Desista de tentar fazer você mesmo o projeto de energia fotovoltaica residencial, pois, provavelmente, sairá mais caro.

             Além disso, somente engenheiros e eletrotécnicos podem registrar legalmente o seu sistema de energia fotovoltaica residencial junto à distribuidora para que você receba os seus créditos de energia.

             Existe algum perigo ao instalar energia solar em minha residência?

            Os riscos são os mesmos de fazer qualquer manutenção no sistema elétrico de sua casa. Ou seja, se for bem feito o risco é muito baixo de levar um choque ou ter um curto circuito. Escolha bem a empresa que vai instalar o sistema de energia solar na sua casa para que você não tenha problemas.

             Consigo instalar energia solar em apartamento?

            É possível instalar energia solar em apartamentos se a cobertura tiver espaço ou se a laje/telhado de cobertura for grande o suficiente.

             Para fachadas, é possível, porém muito mais caro e produzirá muito menos energia. Para projetos arquitetônicos específicos, funciona, porém para um apartamento normal, dentro da cidade, é muito improvável.

             Posso ligar qualquer equipamento com energia solar na minha casa?

            Sim, se você tiver um sistema fotovoltaico conectado na rede elétrica (o padrão), você não terá nenhum problema, pois ele gera energia em paralelo com a rede da distribuidora. Ou seja, quando falta energia solar, a energia da rede compensa.

             A minha conta de luz pode chegar a R$ 0,00 na minha residência com energia solar?

            Com um sistema de energia solar on-grid, você sempre terá que pagar uma taxa mínima para ter a energia da distribuidora ligada à sua casa para quando você precisar.

             Porém, se você instalar um sistema de energia solar fotovoltaica autônomo (com baterias solares), é possível. Custa mais caro, mas se você é um daqueles que deseja dizer adeus para sempre à sua distribuidora, esta é uma solução.

             Quanto pesa o sistema de energia solar residencial?

            O peso de um sistema de energia solar residencial varia de 12 kg/m² a 17 kg/m².

             No geral, o sistema fotovoltaico residencial é muito leve, e 99% dos telhados suportam sem problemas.

             Para telhados de telha de barro, ele fica perto de 15 kg/m²;

             Para telhados metálicos de telha trapezoidal ou telha zincada, ele pesa, em média, 13,5 kg/m²;

             Para lajes de concreto, onde é necessário inclinar as placas de energia solar, ele pode chegar até 17 kg/m².

             Para lajes de concreto, onde é preciso inclinar as placas e não se pode perfurar para fixar, será necessário usar um sistema com lastro, e o peso pode aumentar bem mais.

             Posso levar os painéis solares quando eu me mudar da minha residência?

            Se você usar um sistema de fixação de boa qualidade, com certeza poderá remover os painéis solares, o inversor e até mesmo algumas partes do sistema de fixação podem ser desparafusadas e reaproveitadas em uma mudança. Desta forma, você poderá levar com você sua placa solar residencial nova, assim como o seu gerador de energia fotovoltaica residencial.

             As placas solares aguentam granizo? O que acontece com a placa solar quando chove granizo na minha residência?

            As placas solares de qualidade possuem, em sua maioria, um vidro temperado de 3,2 mm à prova de granizo.

             Sua casa com energia solar

            A eletricidade é um recurso de extrema necessidade, afinal, é ela que mantém aparelhos funcionando, além de fornecer iluminação, segurança e conforto em uma residência.

             A geração de energia por meio de sistemas fotovoltaicos vem conquistando cada vez mais adeptos no Brasil por se mostrar uma solução lucrativa e simples de se obter energia elétrica limpa e barata.

             Energia solar no jardim e quintal

Uma das principais maneiras pelas quais a energia fotovoltaica pode auxiliar no cuidado com jardins e quintais é na iluminação. E, para isso, nem é necessária a instalação de sistemas fotovoltaicos completos.

             Atualmente, no mercado, existem diversas opções de lâmpadas e sistemas de iluminação que funcionam de maneira independente, captando energia solar e convertendo-a em energia elétrica para iluminar ambientes externos.

             Uma boa iluminação em ambientes como jardins e quintais ajuda a valorizar a casa, além de tornar o ambiente mais seguro e habitável mesmo durante a noite.

             Energia solar no banheiro

            Imagine tomar longos banhos quentes sem a culpa de estar aumentando a conta de luz. Com a energia solar, isso é possível.

             Além de utilizar a energia gerada pelo sol para suprir a eletricidade utilizada durante o banho, também existem soluções para aquecer a água utilizando o calor irradiado pelo sol.

             Energia solar no quarto

            Ter a energia solar como fonte primária de consumo e geração de energia é uma solução muito eficiente para diminuir o consumo em toda a residência, incluindo os quartos.

      A energia solar servirá o propósito de alimentar eletrônicos como as televisões, rádios e computadores. Além disso, é claro, a energia fotovoltaica também poderá ser usada para alimentação de abajures, lâmpadas e todos os equipamentos que utilizem energia elétrica dentro de um quarto.

             Energia solar na cozinha

            Muito utilizada em aplicações de nível industrial, a energia fotovoltaica também pode ser de grande utilidade em aplicações de menor escala, como as cozinhas domésticas.

             A energia solar será responsável por manter eletrodomésticos como a geladeira, fogão e o micro-ondas funcionando em plena capacidade.

             Energia solar na sala

            A energia solar é uma fonte versátil, que possui aplicações diversas, incluindo o seu uso em salas de estar.

             Eletrodomésticos como aparelhos de ar-condicionado, televisões, rádios, consoles de jogos eletrônicos e muitos outros podem ser utilizados por meio da energia fotovoltaica gerada por sistemas de energia solar.

             Se, porventura, o consumo total superar a capacidade fotovoltaica instalada, o uso de baterias ou da rede de distribuição pública poderá suprir qualquer lacuna, garantindo que a economia na conta de luz ainda seja bastante satisfatória.

             Outras opções de energia solar em casa

            Se você deseja produzir energia limpa, renovável e gratuita na sua casa, saiba que existem algumas opções de energia solar residencial, com o auxílio de sistemas fotovoltaicos, aquecedores solares, tubos de luz solar e até mesmo plantação de árvores, por exemplo. Para explorar essas e outras possibilidades, separamos algumas alternativas para tornar o seu aproveitamento de energia ainda mais sustentável, confira abaixo.

             Iluminação natural: tubos de luz solar e claraboias

            Uma das alternativas para se obter uma iluminação gratuita e natural é por meio da implementação de tubos de luz solar e de claraboias, que captam a luz do sol em espaços inferiores mais profundos e por meio de uma abertura no teto, permite a entrada de luz natural.

             Aquecedor solar

            Um aquecedor solar de água ou bombas de calor, possibilitam uma economia de 50% a 80% de energia convencional para a elevação de temperatura em piscinas, chuveiros elétricos e até mesmo para cozinhar.

             Regras Para a Geração Solar Residencial

            A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) é o órgão federal responsável pela criação, manutenção e aplicação das regras do chamado segmento de geração distribuída do setor elétrico.

             Tudo começou em 2012, quando a Agência promulgou a sua Resolução Normativa 482 com as regras para a micro e minigeração de energia distribuída.

             Neste segmento, qualquer pessoa física (CPF) ou jurídica (CNPJ) pode instalar um micro ou minigerador próprio para produção da energia que consome.

             Nas atuais regras da ANEEL, microgeradores podem ter até 75 kilowatts (kW) de potência, enquanto minigeradores podem chegar a 5 Megawatts (MW) dependendo da fonte que os movem.

             A maioria dos sistemas instalados em residências são do tipo microgeração, uma vez que o consumo desses imóveis geralmente demanda geradores de menor potência.

             Embora a luz solar domine o segmento de geração distribuída desde a sua criação, ela

             Confira abaixo algumas das principais vantagens em se gerar energia solar:

·         Economia de até 95% na conta de luz;

·         Proteção contra a inflação energética;

·         Vida útil do painel solar acima de 25 anos;

·         Pouca manutenção durante a sua vida útil;

·         Rápido retorno sobre o investimento (ROI – média de 5 anos);

·         Geração 100% limpa e silenciosa;

·         Valorização do imóvel.

·         O Passo a Passo De Como Ter Energia Solar Em Sua Casa


Para mais informações

Nenhum comentário:

Postar um comentário