segunda-feira, 27 de julho de 2020

MARKETING, A SUA FERRAMENTA

            O marketing está presente nas nossas vidas muito mais do que imaginamos. Faça uma caminhada pelas ruas da cidade, uma busca no Google, ligue a televisão ou o rádio, abra um jornal e você será impactado por alguma ação de marketing.

 “Marketing é a ciência e arte de explorar, criar e proporcionar valor para satisfazer necessidades de um público-alvo com rentabilidade. ”
Philip Kotler


            Marketing é a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e oferecer trocas com valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral.

            Isso mostra que o universo do marketing é vasto e compreende não só o ato de vender seu produto ou serviço, mas tudo que diz respeito a planejamento, pesquisa e posicionamento de mercado, por exemplo. Ou seja, pode-se dizer que o marketing é como uma balança entre o que o cliente quer e o os objetivos da empresa. Afinal, um bom marketing precisa gerar valor para ambas as partes: para a empresa e para o consumidor.

            Sim, mais você deve se perguntar: Onde eu que sou “pequeno” entro nisso?

            Simples! É feito neste caso um marketing de nível mais baixo e não tão agressivo. Mesmo porque o Prestador de Serviços ou MEI, tem inúmeras ferramentas que hoje estão à sua disposição de modo gratuito

            Então você entrar em outra questão: Poxa, mais meu entendimento gira apenas em torno da minha especialidade e também não tenho tempo para aprender e administrar estes recursos que estão disponíveis, uma pena...

            Errado! Nesta hora é que o designer gráfico entra em ação e oferece seus serviços. Podendo através de seu conhecimento e ferramentas incluir o seu serviço em todo este universo que é a vitrine digital.

            Por exemplo: você tem uma adega e a poucos quarteirões tem outra, e outra, e assim sucessivamente. Mais se sua adega é visível nas redes, você tem uma grande vantagem.

            Muitas pessoas hoje em dia não saem de casa sem antes dar uma olhada em seus smartphones, mesmo porque, pode existir uma grande chance de nem precisarem pôr os pés na rua

            Alguns cliques e pronto sua Adega aparece na pesquisa do cliente e se tiver delivery, melhor para ambos os lados

            E tudo isso foi feito sem muito esforço, apenas com o custo/benefício. Onde você fez um pequeno investimento, agregou valor ao trabalho de um designer e ficou visível para um cliente que buscava seu serviço

            Vale falar que marketing é uma palavra do idioma inglês, sendo derivada de market (mercado). Por isso, o marketing é muito além de vender um produto ou serviço e engloba também outras atividades relacionadas ao mercado.

            É difícil encontrar a primeira ação de marketing realizada na história, já que isso, além de ter acontecido há muito tempo, não foi documentado.

            Porém, olhando para a história, podemos dizer que as negociações entre pessoas existem desde os tempos mais remotos onde o processo todo era feito de boca a boca.

            Uma das invenções que facilitou o desenvolvimento do marketing foi a prensa tipográfica de Gutenberg, de 1450, que revolucionou a comunicação e facilitou o processo de distribuição intelectual. E desde este tempo não paramos mais de fazer impressos, que vão evoluído dia a dia. Não se enganem achando que as mídias digitais suplantaram as gráficas. Muito pelo contrário, as pessoas ainda estão pelas ruas onde podem ser abordadas visualmente por Banners em fachadas, Flyers entregues em mãos, Cartões de Visitas deixados em lugares estratégicos, Camisetas com estampas onde seu logo e contatos desfilam rotineiramente pelas ruas da cidade, Adesivos em carros podem ser vistos no transito da metrópole ou mesmo estacionados, ou seja, diversas possibilidades imagináveis.

            Agora um pouco de teoria. Os 4 Ps do Marketing:
            O conceito de 4Ps do marketing foi criado pelo professor Jerome McCarthy e muito difundido por Philip Kotler. É conhecido também como o mix de marketing, e representa os 4 pilares básicos de qualquer estratégia de marketing.

            Produto: a despeito do termo produto, este pilar do marketing defendido por McCarthy e Kotler aborda muito mais do que aquilo que é comercializado por determinada empresa. O conceito de produto, neste caso, engloba tudo aquilo que a empresa oferece aos clientes, ou seja, não apenas um produto que possa ser comprado, mais também uma prestação de serviços. Quando você chama um encanador, está adquirindo um produto que é a mão-de-obra deste profissional. Segundo Kotler e Armstrong, “produto é algo que pode ser oferecido a um mercado para apreciação, aquisição, uso ou consumo e para satisfazer um desejo ou uma necessidade”.

            Preço: precificar um produto pode parecer simples, só calcular os custos de produção, distribuição, divulgação, pessoal e venda, dividir pelo número de produtos vendidos, acrescentar uma margem de lucro e está pronto, ou no caso do prestador de serviços, avaliar a matéria-prima, o tempo gasto, se existem concorrentes, e assim calcular seu lucro. O “x” aqui é se diferenciar da concorrência, para se conseguir ter uma margem para trabalhar o preço. Em resumo: marcas que geram mais valor agregado para o cliente têm mais chances de serem escolhidas, mesmo que seu preço seja mais alto que o da concorrência.

            Praça: também chamado de distribuição, é o pilar que aborda o modo como o produto e/ou serviço são distribuídos no mercado, como o cliente chega até o produto/serviço, seja por pontos de venda, canais de distribuição, sites etc. Em resumo, esse é o ‘P’ responsável por responder de qual forma você vai chegar até o seu cliente. Nesse ‘P’, mais do que os canais de distribuição, também é preciso pensar na logística, como tornar o produto visível no mercado etc. Outra vez, é necessário compreender bastante suas personas na hora de levar esse aspecto em consideração. Afinal, não adianta investir nos melhores locais (físicos e digitais) para distribuir seu produto se seu público não está lá.

            Promoção: nada mais é do que a maneira de divulgação do produtor. Aqui, não estamos apenas falando dos canais de divulgação, mas também da comunicação e linguagem que será usada para atingir suas personas. Ou seja, como você vai tornar sua marca conhecida e fazer com que seu produto atenda às necessidades e desejos do seu público. Onde deve-se gerar alguns atrativos:
·         Desconto – quem não gosta de ao comprar um produto e serviço e ouvir a frase que acaba de ganhar um desconto por seu um cliente VIP?
·         Pontuação de fidelidade – aqui o cliente vai ganhar um bônus quando adquirir um certo número de compra de produtos
·         Parcerias (quando possível) – se você é um prestador de serviços que tem uma mídia digital pode oferecer par seu cliente assíduo um espaço para divulgar o serviço dele também, isso quase sempre gera um bom retorno para ambos os lados

            Verificar quais são os melhores canais (impresso, internet, rádio, TV) e ações de relações públicas para apresentar as suas ações para possíveis clientes? Quando e onde você pode divulgar, de forma eficiente, as mensagens de marketing do seu negócio para o seu público-alvo?

            Uma vez que o Marketing é a forma de que uma empresa tem de se comunicar com seus consumidores, clientes, parceiros e com a sociedade em geral, é natural que existem muitas formas de desenvolver essa comunicação, tanto no que diz respeito às estratégias quanto em relação ao formato ou ao meio em que essa comunicação é desenvolvida.

            O Marketing Digital é hoje em dia um dos mais viáveis e acessíveis, visto que, a internet está incorporada à nossa vida de tal maneira que é quase impossível fazer qualquer coisa sem ela. Desde coisas simples, como obter o telefone da pizzaria, até coisas complexas, como realizar pesquisas de opinião pública ou desenvolver um software de gestão de projetos, quase tudo passa pela internet.

            Não à toa, é cada vez mais difícil ver as pessoas desconectadas de seus celulares, com a internet ao alcance dos dedos. E se nossa vida já não é mais a mesma com a internet, o mesmo se pode dizer do processo de compra.

            É muito comum procurarmos produtos e serviços que queremos na internet, seja para pesquisar os melhores preços (quando já sabemos o que queremos), para buscar informações sobre determinado produto ou serviço (quando ainda estamos estudando a possibilidade de compra), ou mesmo descobrir mais sobre um problema que temos (quando ainda nem sabemos qual solução poderá nos ajudar).

            Marketing é o processo de atração, conversão e retenção de clientes por meio da geração de valor sobre um produto, serviço ou marca. O objetivo do marketing é satisfazer as necessidades do mercado e seus consumidores para criar relacionamentos valiosos e gerar lucro por meio das vendas.

            Você já ficou se perguntando como algumas empresas conseguem atrair tantos clientes? O que elas fazem para se destacar no mercado? Por que os produtos delas vendem tanto, enquanto outros ficam encalhados?

            O segredo do sucesso certamente passa pelo marketing.

            Objetivos do Marketing
            Você sabe dizer para que serve o marketing? Engana-se quem pensa que ele serve só para vender produtos. Os objetivos do marketing podem ser muito mais abrangentes e ajudar a alcançar diferentes resultados para as empresas e prestadores de serviços:
            1. Vender mais
            2. Fidelizar clientes
            3. Aumentar a visibilidade
            4. Gerenciar uma marca
            5. Construir boas relações
            6. Educar o mercado
            7. Engajar colaboradores
           
            A Look Line trabalha um conceito que é vender à “Satisfação ao seu Cliente” e não apenas um produto.

            Enquanto em lugares comuns você compra um logotipo ou um cartão de visitas e assim se encerra um processo. Aqui trabalhamos este diferencial, onde assim que seu produto é gerado ele é divulgado em diversas mídias. Gerando então um múltiplo benefício, que é visibilidade de sua marca em conjunto com nosso esforço agregado. Isso por si só já gera uma credibilidade muito grande, que é o de ser apresentado ou exposto em diversos canais de mídias.

            Quer aparecer em uma mídia específica? Entre em contato agora e vamos conversar sobre isso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário