quinta-feira, 18 de junho de 2020

QUAL A IMPORTÂNCIA DA CONSULTORIA EMPRESARIAL?



                A atividade de consultoria empresarial é uma relação de troca entre o empreendedor e o profissional, visando um objetivo ou a formulação de soluções para problemas de negócios em geral, desde aquisição de imóvel até mesmo de vendas de ativos em geral. Optar por uma boa consultoria é a melhor forma para o empreendedor contar com o apoio de profissionais extremamente capacitados e com experiência no mercado.
  
                O mundo dos negócios evoluiu, o que tornou possível (e necessária) a inserção de um novo tipo de profissional para atuar nesse segmento. Estamos falando do consultor de negócios. Muitas pessoas ainda confundem essa nomenclatura e não sabem ao certo o que é e desempenha esse profissional

                Para que você entenda melhor a função de um Consultor de Negócios e saiba qual o perfil desse profissional demandado pelo mercado iremos sanar aqui algumas dúvidas:
·         É preciso saber tudo sobre as etapas de uma transação de negócios, como avaliação de risco, tanto em relação a valores como em relação a assuntos ligados à sua arquitetura e aos pontos fortes e fracos, além de saber lidar com contratos, certidões, atestados diverso e toda a documentação ligada a esse tipo de negociação.
·         Ele tem uma atuação mais estratégica, que envolve conhecimento do dinamismo desse segmento, de uma forma mais teórica. É ele quem analisa as tendências de negócios, pesquisa a região e busca oportunidades únicas para a empresa, indicando os melhores momentos para as transações de compra ou venda de ativos ou passivos. Seus diagnósticos, mais aprofundados, estão ligados diretamente à tomada de decisão estratégica e ajudam a orientar tanto os clientes quanto os profissionais que estão na outra ponta do negócio, os quais podemos denominar aqui como vendedores de um determinado produto.
·         É um profissional capacitado para a constante atualização de duas informações sobre o mercado financeiro e sobre as tendências que movimentarão o segmento, com um olhar sempre à frente do que está acontecendo atualmente.
·         Um exemplo prático de sua atuação está na análise de viabilidade da construção de um empreendimento em determinado local. Para tanto, ele deve elaborar diagnósticos, ler sobre o assunto que envolve a transação e conhecer a região onde atua. A partir dessas análises, é capaz de identificar os cenários prováveis, propondo sugestões e ajudando a minimizar os riscos do negócio e a possibilidade de prejuízos.
·         Dentro de todas as oportunidades de atuação de um Consultor de Negócios, a via do empreendedorismo é uma das que mais abrem chances para a geração de negócios na sua carreira. A parceria com uma franquia que presta assessoria a compradores e vendedores de ramos diversos ou incorporadores, por exemplo, garante ao profissional a maximização das suas transações.


                O trabalho do Consultor de Negócios

                Normalmente, pensamos na compra ou aluguel de um ativo como a realização do sonho de seu próprio negócio, não é mesmo? Contudo, adquirir um ativo ou mesmo aluga-lo, também é um investimento financeiro.

                Da mesma forma que existem especialistas em ações de empresas, em fundos de pensão ou renda fixa, também existem profissionais especializados no mercado comercial, como um investimento. Eles são os Consultores de Negócios.

                Um Consultor de Negócios deve ter a experiência de diversos profissionais, mas o contrário não é necessário. Esse profissional deve estar atento a qualquer fator capaz de impactar o mercado, como mudanças na taxa básica de juros, alta do Dólar, alterações na política, investimentos das grandes construtoras etc.

                O consultor precisa estar bem-informado e ser capaz de interpretar esses dados, gerando uma análise, uma vez que ele orientará investidores em potencial sobre o que eles devem fazer para realizar o melhor investimento.

                O consultor deve entender o que forma a valorização de um negócio:
·         No caso de um imóvel, por exemplo, o seu projeto de design de interior, os imóveis embutidos, a localização etc. são fatores que contribuem para que uma compra se torne um bom investimento financeiro.
·         Deve entender desses aspectos, uma vez que eles podem passar despercebidos pelo comprador. É papel desse profissional alertá-lo para riscos e oportunidades que o cliente não percebeu.
·         Por isso, é comum que profissionais das mais diversas áreas atuem como Consultores de Negócios: contabilistas, economistas, arquitetos, empresários do ramo da construção civil etc: muitos deles conseguem trazer sua experiência para um novo mercado, oferecendo consultoria.
·         Lembremos que existem muitos tipos de clientes que investem no mercado em geral, desde grandes empresas que compram terrenos ou construtoras, investidores do ramo agropecuário que buscam oportunidades querendo adquirir mais cabeças de gado, ou mesmo maquinários para seus negócios agropecuário, etc. Cabe ao consultor estar atento às oportunidades que a cidade tem a oferecer.


            FORMAÇÃO
  •        Bacharel em Ciências Contábeis;
  •        Bacharel em Ciências do Direito;
  •        Curso de Extensão UNICAMP – Gestão Estratégica Pública.

  
             ÁREA DE CONHECIMENTO
  •                Administrativa;
  •                Contábil;
  •                Jurídica.

   
DESENVOLVIMENTO NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS

            Trajetória de carreira iniciada como perito contador, gerente, nos últimos anos passou a atuar peritagem e consultoria empresarial, as principais atividades são descritas abaixo:
  •        Assessoramento na avaliação de empresas, identificando a viabilidade econômico-financeira e os investimentos necessários ao financiamento das operações;
  •              Peritagem em empresas e em processos judiciais e extrajudiciais;
  •              No campo do Direito Trabalhista.
  •              Sócio da MELO & LIMA – CONSULTORIA DE NEGÓCIOS EIRELI
  •                 Diretor Adm./Financeira – Setec - Autarquia Municipal de Campinas – SP.
  •                Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Governo de Suzano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário